7 Formas de ajudar seu filho a melhorar as notas na escola

7 Formas de ajudar seu filho a melhorar as notas na escola

A responsabilidade de um pai com relação aos estudos dos filhos vai um pouco além de apenas pagar a mensalidade. São os pais a referência da criança de incentivo, esforço e também que passam mais tempo com a criança para ajudar a melhorar o desempenho escolar. E há muitas formas de conseguir boas notas com a ajuda dos tutores. Saiba mais!

Dicas para ajudar seu filho a melhorar as notas na escola

Seu filho anda mal na escola? Reclamar e gerar lágrimas já foi considerado um método eficiente. Até funciona criando pressão, mas também pode gerar traumas. Existem métodos eficientes e suaves, sem causar traumas, responsáveis por ajudar muito mais. Reunimos sete dicas a seguir. 

1 – Explique a importância dos estudos

Para algumas crianças parece jogar palavras ao vento mas funciona. Quando a criança entende porque está se esforçando tanto tente a ter um melhor desempenho e esforço. As vezes parece que ela não se importa mas muitos guardam as palavras da infância por toda a vida e lembram com carinho. 

2 – Tente acompanhar as atividades escolares de perto

Um dos maiores erros dos pais é abandonar os filhos com os professores e só surgirem na hora da bronca do boletim. Durante todo o ano eles precisam de acompanhamento e incentivo, como nas a atividades para serem realizadas em casa, uma boa forma de incentivar e acompanhar as atividades e estudos passados pelos professores pelo famoso Caderno do Aluno, ou também por outros meios de estudo. 

3 – Use filmes como forma de aprendizado

Muitas crianças amam cálculos e leitura, mas muitas adoram o visual e de forma lúdica aprendem muito mais. Sabe aquela lição chata de história sobre a Independência do Brasil? Procure um filme sobre isso e assistam juntos. 

Até para crianças menores de sete anos os filmes podem ajudar. Pode-se usar animações do Youtube ou da TV para ensinar frutas, sobre amizade, sobre animais, dentre outros. 

4 – Ajude na tarefa de casa

Nem sempre os pais conseguem acompanhar tudo mas vale a pena dispensar uns 10 minutos por dia para ajudar na tarefa de casa. Vocês podem ler juntos, ele tira as dúvidas e ainda aumenta o momento de contato entre pai e filho. 

5 – Infelizmente é preciso ser rígido

Um dos maiores problemas com os estudos é manter a rotina. Enquanto houver Internet, tablets e celulares é possível distrair a criança. É preciso ser rígido como ensinam os pedagogos e professores de sala de aula. Semana de prova é para estudo e 

6 – Torne o aprendizado uma diversão

Funciona muito bem com crianças de até 10 anos. Por que é preciso estudar de forma chata? Crie jogos educativos ou brincadeiras quando uma criança tem dificuldade em uma matéria. Pode ser uma brincadeira de quem sabe mais sobre tabuada, por exemplo, ou jogos de memorizar para decorar datas para uma prova. 

7 – Crie um bom ambiente para estudo

Não adianta cobrar esforço do seu filho se a casa está uma bagunça, o som da TV ou rádio é muito alto e as pessoas falam alto demais. O ideal é uma sala de estudos com mesa e tranquilidade, boa iluminação ou ao menos um período de silêncio na mesa da cozinha para que a criança posso se dedicar. 

 

 

Discussão (0)

Não existem comentários para este documento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando...
Pular para a barra de ferramentas