Como Trabalhar na Caixa Econômica Federal?

Como Trabalhar na Caixa Econômica Federal?

A Caixa Econômica Federal(CEF) é o principal banco público brasileiro. É um agente importante do Governo em ações econômicas e prestação de serviço para a população com atendimento diário de segunda à sexta. Trabalhar na Caixa exige algumas regras que você vai conhecer a seguir.

Como ser funcionário da Caixa Econômica Federal

Por ser uma empresa pública (a maior parte das ações é do Governo) a  contratação de novos funcionários para a CEF acontece apenas através de concurso.  O edital é publicado no Diário Oficial da União e por meio de uma organizadora é realizado uma prova de múltipla escolha com uma redação. Os aprovados no teste fazem exames admissionais e são contratados.

O cargo que convoca funcionários por meio de edital é chamado “técnico bancário”. O nível de escolaridade exigido é o ensino médio. Para para crescer na empresa é preciso seguir o seu plano de carreira através de promoções com as quais o salário cresce gradativamente.

O funcionário da Caixa Econômica Federal possui muitos benefícios extras além dos previstos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A participação no lucro da empresa (PLR) é um deles, mas também vale alimentação e refeição, plano de saúde e duas folgas semanais.

Para suprir necessidades temporárias de prestação de serviço a Caixa Econômica Federal pode contratar funcionários de contrato com curta duração. São os cargos “terceirizados”.  As empresas as quais prestam serviço desta forma participam de licitação com edital e levam funcionários para trabalhar dentro da agência prestando alguns serviços.

Apesar de não serem contratados diretamente pela Caixa os terceirizados atuam dentro das agências. Não podem atender clientes ou realizar transações financeiras mas dão suporte a instituição financeira de diversas formas.

Os serviços terceirizados pela Caixa são de limpeza, segurança e suporte técnico administrativo. Para atuar em uma dessas áreas é preciso procurar as empresas que  possuem contrato de terceirização e envio funcionários para agências da Caixa Econômica Federal. Elas que realizam a seleção, contratação o que pode acontecer por meio de documento temporário ou assinatura de carteira de trabalho.

Como trabalhar na Caixa com contrato temporário

Estudante do ensino fundamental o nível médio pode ser um funcionário temporário da Caixa. A contratação acontece através do programa Pronatec, vínculo da empresa com o Governo Federal e o Ministério da Educação.

As regras do programa são:

  • Ser estudante do nono ano do Ensino Fundamental ou estar cursando ensino médio;
  • O horário de trabalho não pode ser o mesmo do horário letivo;
  • Não ter participado do programa Pronatec anteriormente;
  • Não ser funcionário de outra empresa (com ou sem carteira assinada);
  • Ter entre 14 e 22 anos de idade.

Através do Pronatec 2019 o estudante vai atuar em áreas administrativas dando suporte aos funcionários. Não poderá atender clientes ou realizar transações financeiras mas será de grande ajuda para a escolha de uma profissão ou entender melhor como funciona o mercado de trabalho.

O Estagiário Proantec recebe uma bolsa mensal (valor não informado), vale refeição e vale transporte. Trabalha com carga horária de até 5 horas com duas folgas semanais.

Discussão (0)

Não existem comentários para este documento.

Postagem de comentários foi desabilitada neste documento.

Carregando...
Pular para a barra de ferramentas